segunda-feira, 22 de julho de 2019

Código Genético, Genoma e Sequência de Nucleotídeos - Entendendo As Diferenças



Não esqueça de seguir o canal Coelho Pré-Cambriano no YouTube

Leia os trechos abaixo, por favor. 

"A equipe da Universidade de Sun Yat-sen usou uma técnica chamada "edição de base" para corrigir um único erro entre as três bilhões de "letras" do nosso código genético."

"Quando ocorre por adição ou subtração (mutações deletérias) de bases, altera o código genético, definindo uma nova sequência de bases, que consequentemente poderá alterar o tipo de aminoácido incluído na cadeia proteica, tendo a proteína outra função ou mesmo inativação da expressão fenotípica."
Brasil Escola

E aí, tudo certo pra você? Espero que você tenha notado o equívoco em cada trecho. 

No primeiro trecho, somo informados que nosso "código genético" é composto por três bilhões de "letras". O que há de errado nisso? Bom, na verdade, o que é composto por aproximadamente 3 bilhões de "letras" (A, T, C e G, as bases nitrogenadas) é o nosso GENOMA, não o código genético. Já no segundo trecho, ficamos com a impressão de que mutação via de regra são capazes de alterar o código genético. Errado. Aqui, o que se queria dizer, como o autor mesmo o diz um pouco mais a frente, é que as mutações alteram a SEQUÊNCIA DE NUCLEOTÍDEOS, não o código genético. 

É muito comum que as pessoas confundam código genético com sequência de nucleotídeos ou até mesmo genoma. Isso é, principalmente, devido não se ter em mente o que significa cada uma dessas coisas. A seguir, definições destes termos. 

Código genético. É o conjunto de correspondência entre tripletos de nucleotídeos, chamados de códons, e os aminoácidos codificados por cada um desses códons. Alguns códons não codificam um aminoácido, mas indicam o final da tradução (que é a produção mediada por ribossomo de um polipéptido cuja sequência de aminoácidos é derivada da sequência de códons de uma molécula  mRNA). A tabela abaixo representa o código genético. Note que um códon codifica um, e somente um, aminoácido; no entanto, um mesmo aminoácido é codificado por mais de um códon. 

Resultado de imagem para Tabela de código genético
Tabela do Código Genético. Fonte: clique aqui.

Genoma. De maneira simples, é o conjunto de todo o material genético representado pelo conjunto de cromossomos.

Quanto ao termo "sequência de nucleotídeos", posso dar uma definição plausivelmente satisfatória:

Sequência de nucleotídeos. Sequência ordenada de nucleotídeos, seja no DNA ou no RNA.   


Sendo assim, agora podemos entender que mutações alteram a sequência de nucleotídeos. No caso de um gene, essa alteração implica na alteração na sequência de códons "lidos" durante a tradução, o que pode vir a alterar a sequência de aminoácidos em uma proteína.  

Por fim, não posso deixar de notar um outro equívoco. No segundo trecho, lemos "Quando ocorre por adição ou subtração (mutações deletérias)". Isso dá a entender que mutações deletérias são subtrações de nucleotídeos. Isso não é verdade. Uma mutação deletéria é aquela que diminui o "fitness" de um organismo. 

Com exceção do termo "sequência de nucleotídeos", que é bastante intuitivo e eu mesmo forneci uma definição, você pode encontrar definições formais clicando nos termos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DNA Lixo: a volta dos que não foram

Nos últimos tempos, quando escrevo algo, geralmente trato de paleontologia. Antes eu dedicava maior atenção ao que acontecia no mundo molecu...