quinta-feira, 25 de maio de 2023

DNA Lixo: a volta dos que não foram

Nos últimos tempos, quando escrevo algo, geralmente trato de paleontologia. Antes eu dedicava maior atenção ao que acontecia no mundo molecular, mas por motivos de "não dá para acompanhar tudo", precisei definir o meu foco. Escolhi a paleontologia e não me arrependo (muito). 

Mas é com grande felicidade que eu vou gastar minha engergia lendo este livro (finalmente) publicado recentemente — What's in your genome? 90% of your genome is junk (livre tradução: O que há no seu genoma? 90% do seu genoma é lixo). Aceito de presente, inclusive. Laurence Moran administra e publica há anos no blog Sandwalk, onde aprendi muito sobre biologia molecular e evolutiva, bem como sobre Junk DNA




Foi lá que, felizmente, eu fui ensinado de que ao contrário do que muitos pensam e professam (literalmente, pois eu já ouvi de vários professores algo como "Junk DNA é coisa do passado"), a ideia de que os genomas carregam neles grandes quantidades de DNA sem função biológica, vai muito bem das pernas. 

Desapontando inúmeros artigos, populares e técnicos, há muitas razões para que os genomas carregem consigo esses elementos não-funcionais. Na verdade, estranho seria se não o fizessem. Assim como Larry tem feito em seu blog ao longo dos anos, ele defende nesse livro quais os motivos pelos quais ele, e muitos outros estudiosos, defendem a existência e prevalência do Junk DNA

Confira o sumário:

1 Introducing Genomes
2 The Evolution of Sloppy Genomes
3 Repetitive DNA and Mobile Genetic Elements
4 Why Don’t Mutations Kill Us?
5 The Big Picture
6 How Many Genes? How Many Proteins?
7 Gene Families and the Birth and Death of Genes
8 Noncoding Genes and Junk RNA
9 The ENCODE Publicity Campaign
10 Turning Genes On and Off
11 Zen and the Art of Coping with a Sloppy Genome

Mal posso esperar para ler. Talvez eu até compartilhe um pouco com vocês. Acho lamentável como as pessoas leigas, ou até mesmo não tão leigas assim, caíram no conto dos que negam o Junk DNA. Um dos principais motivos é a educação ruim em biologia evolutiva, frenquentemente reduzida a uma visão adaptacionista. Encerro com as palavras de Larry Moran no Prefácio:

There is no simple way to explain evolution correctly, but there are many simple ways to explain it badly.

Não há forma simples de explicar evolução corretamente, mas há muitas formas simples de explicá-la mal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DNA Lixo: a volta dos que não foram

Nos últimos tempos, quando escrevo algo, geralmente trato de paleontologia. Antes eu dedicava maior atenção ao que acontecia no mundo molecu...